O que é divulgação científica ? E porque é importante divulgar a ciência?

A palavra divulgar cujo significado é tornar público/fazer conhecido vem do  latim divulgare, “publicar”, a partir desse termo compreendemos que o objetivo específico da divulgação científica é divulgar a ciência, ou seja espalhar o conhecimento científico para aqueles que não parte desse campo do conhecimento.

Para fazer essa divulgação é preciso manter um conteúdo simples e acessível, em linguagem cotidiana para que de forma prática possam ser sanadas a dúvidas ainda existentes na sociedade sobre a ciência .

Com a expansão das redes sociais ficou ainda mais fácil democratizar a ciência, pois com o poder da internet pode-se alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo com o infinito de possibilidades que são oferecidos nas redes, existem também canais como YouTube, podcast interessados em levar o conhecimento científico. São feitas também divulgações através de livros, quadrinhos com linguagem lúdica, folhetos informativos e revistas com objetivo de difundir a ciência como a National Geográfica, Ciência Hoje, Scientific American Brasil.

Porém ao acessar esses conteúdos é importante verificar a procedência e a veracidade das informações, porque na mesma velocidade que informações verídicas são compartilhadas, as falsas também são. É nescessário verificar-se a procedência das informações.

Mas porquê é importante divulgar a ciência ?

A divulgação científica é de suma importância para que a população tenha conhecimento do quanto a ciência está ao nosso entorno, pois ela é uma grande aliada da educação, pesquisa como também da extensão universitária , além de ser fundamental para familiarização da sociedade sobre fatos científicos da atualidade, permitindo assim a atuação da sociedade na resolução de problemas, potencializando o debate científico e estimulando novo talentos voltados para a ciência.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Blogs, vlogs e radioblogs - Aula 2

Blogs, vlogs e radioblogs - Aula 4

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários á prática educativa - Paulo Freire